O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em parceria com a Universidade Aberta da Catalunha viram recentemente aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o primeiro mestrado em Open Source Software em Portugal (MOSS).
O plano de estudos inclui disciplinas que tratam de temáticas como: introdução ao software open source; sistemas operativos open source; desenvolvimento de software em ambientes open source; redes de computadores em ambientes open source; bases de dados em ambientes open source; desenvolvimento de aplicações web; segurança de computadores; modelos de negócio e questões económicas do software open source; etc.
De acordo com a Comissão Coordenadora, "A pressão do mercado em busca de profissionais com fortes competências em Open Source / Free software, justifica uma oferta de um mestrado que, não perdendo o objectivo de dotar os alunos de fortes bases teóricas, possa fornecer competências práticas e conhecimento da realidade F/LOSS."
O mestrado decorrerá em regime de blended-learning exigindo a presença no ISCTE em apenas dois dias por mês. Para mais informações sobre o mestrado, visite a página do MOSS.
in blog http://ensinolivre.pt/